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MITOS E VERDADES SOBRE A PRATICAGEM

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Embora seja uma atividade milenar e presente em todo o mundo, diversos boatos ainda são levantados em torno da Praticagem e do acesso à carreira. É provável que você já tenha se deparado com alguns e é por isso que, neste artigo, vamos desmistificá-los. Confira abaixo o que é mito e o que é verdade sobre a profissão de Prático de Navios.

PRATICAGEM É UMA ATIVIDADE ESSENCIAL

VERDADE! ✅ O Serviço de Praticagem é legalmente considerado atividade essencial e de interesse público, uma vez que garante a segurança não só da navegação, mas também da sociedade como um todo ao prevenir acidentes que podem provocar severa poluição ambiental, mortes, danos ao patrimônio público e privado e o fechamento de portos importantes para a economia do país. Sendo assim, os Práticos não podem fazer greve e devem manter o serviço disponível de maneira permanente e ininterrupta em todas as Zonas de Praticagem.

PRATICAGEM É UMA MÁFIA

MITO! ❌ O modelo de Praticagem brasileiro é muito bem regulamentado, consolidado e fiscalizado, e está em linha com os melhores padrões adotados no mundo. Por anos, essa mentira contribuiu para a construção de uma imagem não apenas danosa aos Práticos, mas também benéfica a grandes grupos econômicos que tentam exercer o controle verticalizado de toda a cadeia do transporte marítimo. A tese de que a Praticagem é máfia não é, como se pensa, apenas ingenuidade ou fruto de desconhecimento.

O CARGO DE PRÁTICO É HEREDITÁRIO

MITO! ❌ O Prático não possui um cargo, e sim uma habilitação personalíssima, que não pode ser transmitida a terceiros. A única maneira de ingressar na carreira é percorrendo as etapas do Processo Seletivo à Categoria de Praticantes de Prático (PSCPP), conduzido regularmente pela Diretoria de Portos e Costas da Marinha.

A PRATICAGEM É UM SERVIÇO PRIVADO

VERDADE! ✅ Embora estejam sujeitos às demandas e diretrizes da Marinha e prestem um serviço que é de interesse público, os Práticos não são militares, funcionários públicos ou empregados. Eles são profissionais autônomos da iniciativa privada que, na grande maioria dos casos, prestam seus serviços organizados em empresas de Praticagem.

A PRATICAGEM RECEBE INVESTIMENTO PÚBLICO

MITO! ❌ No Brasil, a atividade de Praticagem é apenas regulamentada pela Marinha e não recebe nenhum tipo de investimento público. Toda a estrutura necessária para a operação do serviço se desenvolve única e exclusivamente a partir das receitas provenientes dos serviços prestados e negociados diretamente entre as sociedades de Praticagem e os armadores ou seus representantes.

SOMENTE PESSOAS DA ÁREA MARÍTIMA PODEM INGRESSAR NA PRATICAGEM

MITO! ❌ Outro boato comum é que o candidato precisa ter formação marítima ou algum tipo de experiência com navios para concorrer a uma vaga. Na realidade, o principal pré-requisito para participar do processo seletivo é ter ensino superior completo em QUALQUER área. Diversos Práticos que se prepararam com o Curso H vieram de áreas completamente alheias ao mar.

PRATICAGEM É PARA TODOS

VERDADE! ✅ O acesso à Praticagem se dá por meio de um processo seletivo que muito se assemelha a um concurso público tradicional. Qualquer candidato que cumpra com os requisitos básicos para participar da seleção, que trace um bom planejamento de estudos e se dedique com afinco durante a sua jornada de preparação pode se tornar um Prático de Navios.

O PRÁTICO PASSA LONGOS PERÍODOS NO MAR 

MITO! ❌ A maioria das manobras de Praticagem ocorrem dentro das regiões portuárias, que normalmente estão dentro ou cerca de grandes centros urbanos. Os Práticos têm a sua base em terra firme, muitas vezes próximo de suas residências, e se deslocam em lanchas rápidas que os transportam até os navios. Concluída a manobra, o Prático desembarca do navio e retorna para terra onde irá aguardar ser acionado novamente.

fonte: https://cursoh.com.br

Imagens: Frank by Pexels (Disponível para uso gratuito)