Você está visualizando atualmente PRATICAGEM

PRATICAGEM

  • Categoria do post:PRATICAGEM

A navegação de praticagem, ou simplesmente praticagem, é a navegação que exige, de quem a dirige, perfeito conhecimento, adquirido pela prática, de particularidades locais ou regionais que dificultam a livre e segura movimentação das embarcações. Por extensão, praticagem é também o nome dado à organização incumbida de fazer navegação de praticagem em portos e seus canais de acesso, barras, rios ou mesmo ao longo de trechos da costa onde tais particularidades ocorram.

Os profissionais responsáveis pela navegação de praticagem são denominados Práticos, e têm sob sua responsabilidade a segura movimentação de patrimônios elevadíssimos – os navios, suas cargas e tripulações – exatamente quando os mesmos estão sujeitos aos maiores riscos, ou seja, quando navegam próximos de terra, em canais estreitos, em meio a perigos submersos e ao tráfego marítimo local, sofrendo a influência de ampla gama de condições locais em permanente mutação, tais como, correntes, variações de marés, estado do mar, regime de ventos, assoreamento de vias navegáveis, etc.

A manobra de praticagem ocorre nas proximidades do berço onde será atracado o navio ou de onde será desatracado. A manobra de atracação ou desatracação consiste na movimentação lateral ou longitudinal, assim como o giro do navio no interior do estuário, por seus próprios meios ou com o auxílio de rebocadores. Durante a manobra, o prático coordena as equipes de terra, que farão o trabalho de posicionamento e amarração do navio, a tripulação dos rebocadores, que atuarão sempre a partir das instruções do prático, e do próprio navio, cujo comandante transmite as ordens estabelecidas em conjunto com o prático.

No momento da manobra o efeito de ventos e correntes é máximo, mesmo que de pequena intensidade. A proximidade do cais, a dimensão dos navios e a magnitude das forças envolvidas fazem da manobra o momento de maior risco. O serviço de praticagem se ocupa, enfim, da minimização dos riscos envolvidos na navegação e nas manobras de navios em águas confinadas ou restritas.

fonte: www.portogente.com.br